Stopover: o pulo do gato para quem quer economizar

0 Flares 0 Flares ×

Se sua intenção é conhecer mais de uma cidade em uma mesma viagem, sem pagar nada a mais em passagens aéreas por isso, sua solução é o Stopover.

Para quem não conhece, stopver significa que você pode parar em alguma cidade que a cia aérea faça conexão, passar alguns dias nessa cidade e depois pegar o voo para o seu destino “final” – é mais ou menos assim.

Na prática: vamos supor que você esteja indo para o Japão, com conexão em Los Angeles. É possível remarcar o segundo voo e, assim, passar uns dias em LA. O tempo permitido para o stopover varia de acordo com a companhia aérea e o roteiro. Pode ser cobrada uma taxa ou não, dependendo da cia aérea e da quantidade de paradas.

 

Como adquirir uma passagem e realizar o Stopover?

O ideal é solicitar o stopover antes da emissão do bilhete aéreo; em alguns casos você consegue solicitar após a compra da passagem, mas melhor garantir não é mesmo?

Como funciona? Depende da cia aérea!

  • Air Canada: permite dois stopovers sem custo, sendo um em cada trecho (ida e volta). Para cada parada adicional, é cobrada uma taxa de US$ 100;
  • Air France: oferece paradas gratuitas em Paris tanto na ida quanto na volta;
  • KLM: oferece paradas gratuitas em Amsterdã tanto na ida quanto na volta;
  • American Airlines: oferece paradas gratuitas em Miami, Nova Iorque, Los Angeles ou Dallas, tanto na ida quanto na volta;
  • Copa Airlines: oferece paradas gratuitas no Panamá tanto na ida quanto na volta;
  • Lufthansa: oferece paradas em Frankfurt ou Munique tanto na ida quanto na volta, dependendo da classe da tarifa, pode ser cobrada uma taxa a partir de $75;
  • TAM: pela teoria oferece stopover, mas o serviço estava passando por reformulações – vale entrar em contato direto com a cia aérea;
  • TAP: oferece paradas em Lisboa e Porto, dependendo da classe da tarifa o passageiro pode ter direito a um ou dois stopovers;
  • Turkish Airlines: todas as tarifas com saída do Brasil permitem parada sem custo adicional em qualquer destino atendido pela companhia;

Veja um exemplo das opções oferecidas pela American Airlines para Stopover:

voo multi destinos american airlinesVeja aqui uma lista das cias aéreas que voam para Orlando


Como comprar uma passagem com stopover?

1) Pela internet

Use a opção multi-city, múltiplos destinos ou múltiplas cidades do site da companhia aérea ou de sites como o Submarino Viagens, Decolar, ViajaNet, etc.

2) Telefone

Entre em contato com a central de vendas da companhia aérea, informando o destino, datas e a opção desejada de Stopover.

3) Agentes de Viagem

Caso tenha um agente de viagem de sua confiança, solicite a ele o stopover na hora de cotar as passagens ou pacotes.

 

Dicas na hora da Pesquisa:

– Pesquise sempre considerando seu destino inicial e final; se tem um destino em mente para o stopover, fique de olho no site da cia aérea que ofereça esta opção de parada;

– Muitas vezes é possível fazer o stopover aproveitando mega promoções de passagens aéreas!

– Se vai comprar pela internet e está com dúvidas referente as taxas, faça uma simulação multi-cidades e outra sem o stopover para ver se tem diferença na tarifa. Não esqueça de sempre cotar também no site da própria cia aérea.

– Se o preço estiver diferente, cheque se estão sendo respeitadas as regras da companhia aérea, como por  exemplo: restrições de tempo de permanência no destino intermediário, classe tarifária, número de conexões e mais. Tenha em mente que pode existir uma pequena taxa a mais no preço final da passagem devido as taxas aeroportuárias referentes ao local onde será realizado o Stopover.

– Seja flexível: pesquisa diversas opções de datas, e vá alterando a quantidade de dias que deseja passar no destino intermediário.

 

Eu consigo realizar Stopover em passagens emitidas com milhas ou com pontos?

Sim, em grande parte dos casos, mas nesse caso é melhor entrar em contato com a cia aérea e a emissão é feita pela central de atendimento.

 

Veja abaixo em que programas é ou não permitido o Stopover:

Stopover permitido: Smiles (GOL), Lan Pass (LAN), AAdvantage (American), MileagePlus (United), Victoria (TAP), KrisFlyer (Singapore), Miles & More (Lufthansa e Swiss), Aeroplan (Air Canada), Executive Club (British), Avios (Iberia), Flying Blue (Air France e KLM), Miles & Smiles (Turkish), Clube Premier (AeroMéxico), Skyawards (Emirates) e MilleMiglia (Alitalia).

Stopover não permitido: TAM Fidelidade (TAM), Amigo (Avianca), Lifemiles (Avianca e Taca) e Skymiles (Delta).

varios-destinos-eua-gratis

Comprou a passagem sem o stopover e mudou de idéia?

Se ainda não realizou o voo de ida entre em contato com a central de atendimento da cia aérea – neste caso você vai precisar pagar uma taxa que geralmente fica entre 50 e 150 dólares.

 

Dicas importantes

Não esqueça das suas bagagens: a primeira coisa a se ter em mente em um Stopover é que são dois voos separados, com todos os procedimentos feitos duas vezes. Portanto retire suas malas e, para o próximo trecho, faça o check in novamente e despache as malas.

Vistos: não esqueça que você precisa de um visto para a cidade do destino final e também a que irá realizar o stopover, por ex: é possível ir ao Canadá depois de parar no Estados Unidos, mas temos que ter o visto para os dois países

Alfândega: atenção para as regras alfandegárias de cada País. Caso tenha interesse em fazer compras (Stopover nos Estados Unidos, por exemplo), é melhor fazê-lo no último trecho do retorno, pois além de não ter que carregar as compras ao longo da viagem não há risco de ter seus bens taxados ou confiscados durante a viagem. Alguns itens como cigarros e bebidas podem ter restrições adicionais.

Trechos intermediários: cumprir seu itinerário é imprescindível. No caso de abandono de conexão ao longo do trajeto o restante do bilhete será cancelado e o prejuízo será grande. Portanto, caso mude de planos ao longo do Stopover, será necessário reemitir o bilhete e arcar com as taxas e diferença de tarifa aplicáveis.

 

Lista de Cidades disponíveis para Stopover por Cia Aérea

  • Air Canada – Toronto
  • American Airlines – Dallas, Los Angeles, Miami, Nova York
  • Avianca – Bogotá
  • Copa Airlines – Cidade do Panamá
  • Emirates Airlines – Dubai
  • Ibéria – Madri
  • Malaysia Airlines – Kuala Lumpur
  • Qtar Airways –Doha
  • Singapore Airlines – Cingapura
  • South African Airways – Joanesburgo
  • Tap – Lisboa
  • Turkish Airlines – Istambul

 

Já pensou em visitar Orlando, Los Angeles e Nova Iorque na sua próxima viagem? ;)

Faça sua pesquisa e boa sorte!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Responder

Não seja tímido: Fale, Comente, Pergunte ºoº